sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Idoso ou Velho?

Você se considera uma pessoa idosa, ou velha? Acha que é a mesma coisa? Pois então ouça o depoimento de um idoso de setenta anos:  




Idosa é uma pessoa que tem muita idade. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade.


A idade causa degenerescência das células. A velhice causa a degenerescência do espírito. Por isso nem todo idoso é velho e há velho que ainda nem chegou a ser idoso.

Você é idoso quando sonha. É velho quando apenas dorme.

Você é idoso quando ainda aprende. É velho quando já nem  ensina.

Você é idoso quando pratica esportes, ou de alguma outra forma se exercita. É velho quando apenas descansa.

Você é idoso quando ainda sente amor. É velho quando só tem ciúmes e sentimento de posse.

Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida. É velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada.

Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs. É velho quando seu calendário só tem ontens.

O idoso é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência. Ele é uma ponte entre o passado e o presente, como o jovem é uma ponte entre o presente e o futuro. E é no presente que os dois se encontram.

Velho é aquele que tem carregado o peso dos anos, que em vez de transmitir experiência às gerações vindouras, transmite pessimismo e desilusão. Para ele, não existe ponte entre o passado e o presente, existe um fosso que o separa do presente pelo apego ao passado.

O idoso se renova a cada dia que começa; o velho se acaba a cada noite que termina. O idoso tem seus olhos postos no horizonte de onde o sol desponta e a esperança se ilumina.

O velho tem sua miopia voltada para os tempos que passaram. O idoso tem planos. O velho tem saudades. O idoso curte o que resta da vida. O velho sofre o que o aproxima da morte.

O idoso se moderniza, dialoga com a juventude, procura compreender os novos tempos. O velho se emperra no seu tempo, se fecha em sua ostra e recusa a modernidade.

O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e de esperanças. Para ele o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega.

O velho cochila no vazio de sua vida e suas horas se arrastam destituídas de sentido. As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso. As rugas do velho são feias porque foram
vincadas pela amargura.

Em resumo, idoso e velho, são duas pessoas que até podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idade bem diferente no coração.


                                                         ********** XXX **********



A vida, com suas fases de infância, juventude, madureza, é uma experiência constante.Cada fase tem seu encanto, sua doçura, suas descobertas. Sábio é aquele que desfruta de cada uma das fases em plenitude, extraindo dela o melhor. Somente assim, na soma das experiências e oportunidades, ao final dos seus anos guardará a jovialidade de um homem  sábio.


Se você é idoso, guarde a esperança de nunca ficar velho.

E você ai vai querer ser Velho ou Idoso?
Sinta a diferença e escolha, ainda há tempo.


Fonte: com base em texto de autoria ignorada.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Mensagem Linda II



Mensagem Linda II
Karla Tabalipa


     Você tem todos os dias pela frente.
     E os momentos lindos que ficaram pra trás, mas são seus!
     Você tem o sol, e o vento que balança seus cabelos e refresca seus sonhos.
     Você tem sua história, que te trouxe até aqui.
     E você veio em pé!
     E mesmo com o coração cansado e a sua mente que te detona mais do que qualquer coisa real, você sobreviveu.
     Agora é hora de viver! Sorrir mais, (se) amar mais, sonhar ainda mais e realizar todos os dias.
     Simplificar e acreditar no tal tempo que sempre colocou tudo no lugar pra você.
     Olhar pra dentro e encontrar lá todas as respostas, e toda a paz que mais ninguém pode te dar.
     Deixar de se boicotar, e viver o agora, que é mais seu do que nunca, com toda a liberdade pra buscar novos momentos lindos, novas inspirações e começar a usar toda a força que os tombos da vida fizeram você ter.
     É hora de parar de querer e SER.
     Colorir seus dias e enfeitar os pequenos momentos, os fazendo eternos, ao menos nas lembranças.
     Pinte de rosa seu amanhã, sendo feliz hoje.


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A Cabana - O Livro


      
           
          Para quem ainda não conhece ou ainda não leu...
      A Cabana é um livro escrito pelo canadense William P. Young, lançado originalmente em 2007 e desde então já vendeu dois milhões de cópias.
          A Cabana foi publicada em português pela primeira vez em 2008.
          Publicado nos Estados Unidos por uma editora pequena, A cabana se revelou um desses livros raros que, através do entusiasmo e da indicação dos leitores, se torna um fenômeno de público.
          A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Após 4 anos vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe uma nota suspeita, um estranho bilhete aparentemente escrito por Deus, convidando-o para voltar áquele cabana, que aconteceu a tragédia, para passar o fim de semana. Apesar de desconfia, ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo tão cruel e injusto, em que religião parece tornar-se irrelevante, “A Cabana” levanta um questionamento atemporal, invoca a pergunta: “Se deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o nosso sofrimento neste e deste mundo?” As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele, transformando sua vida de forma tão profunda quanto transformou a dele. Você vai querer partilhar este livro com todas as pessoas que ama. Como eu já fiz, faço e estou fazendo agora mostrando um pouco a vocês.
          Nesse livro o escritor canadense William P. Young conta a história improvável de um homem que passará o final de semana com Deus, Jesus Cristo e o seu Espírito Santo na cabana tão falada, todos representados por um estereótipo totalmente diferente que Mack imaginava.

          Daí por diante, começa um enredo indescritível, por isso, apenas aconselho todos a lerem esta obra magnífica.

          A Cabana é uma obra que todo ser humano deveria ter obrigação de ler, isto porque não é apenas uma história, mas, sim, uma lição de vida de como devemos manter um relacionamento de confiança e harmonia com Deus, Jesus e o Espírito Santo, ensinando ao leitor quais são os princípios de fé, santidade e julgamento ao próximo.
          Leiam o livro que vocês vão se surpreender com o enredo, pois é realmente um livro fantástico que você começa a ler e literalmente não consegue parar.
          A cabana é uma revelação real do amor de Deus pela humanidade, tão profundo que aquele que o ler ficará com a alma marcada pelo profundo amor de Cristo. Qualquer religião pode ler, pois Deus é um só e você junto com sua alma vão agradecer por mais um ensino de Deus.
          Eu adorei e espero que adorem também!!
          Em breve lançamento do filme. Não percam!
          Beijinhos Miguxas(os)!!!


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Dor de Dente


        Ontem a filhinha de uma amiga reclamou de dor de dentes. E ficamos tentando ajudar a passar a dor com lendas e dicas de como faziamos quando crianças também. Coisas de vovó e mamãe. rsrs
          
          Cárie, inflamação e sensibilidade nos dentes pode provocar muita dor. Por isso decidi fazer uma pesquisa e colocar aqui caso alguém precise de uma dica ou ajudinha. rsrs.

          Quem teve dores de dentes, sabe que é um dos tipos de dores mais difíceis de suportar. Até consultarmos um dentista, podemos acalmar ou até cessar a dor de dentes com algumas dicas.

          Quando temos dores de dentes, parece que qualquer ação que tomemos, agrava a dor de dentes – quando rimos, comemos, bebemos; quando movimentamos a cabeça e até quando inspiramos e fazemos com que o ar frio vá para o dente.

          A dor de dentes pode ser causada pela polpa do dente ou pela gengiva infectada, por estar com cáries, por ter um pedaço de comida entre dois dentes ou até uma dor causada por uma sinusite.

          Para aliviar a dor até conseguir ir ao dentista, pode lançar a mão nessas dicas abaixo:

Compressa: Aplique no dente dolorido uma compressa de algodão embebido de óleo de cravo.

Bochecho: Misture 1 colher (chá) de arnica, de sálvia e de camomila. Cubra essa mistura com 1 xícara de água quente. Coe, deixe esfriar e faça bochechos de três a cinco vezes por dia.

Lavar os dentes: Uma lavagem vigorosa dos dentes, com a água à mesma temperatura do nosso corpo, pode eliminar a dor de dentes, se esta for causada por um pedaço de comida que esteja alojada entre os mesmos. Não se esqueça que é muito impoetante lavar os dentes depois das refeições e principalmente antes de dormir.

Usar fio dentífrico: Passar suavemente um fio dentífrico entre todos os dentes, especialmente naqueles que estiverem com dor pode resolver o problema, caso existam restos de alimentos entre os dentes. Ter atenção de não usar demasiada força para evitar o ferir das gengivas.

Lavar com água salgada: Quanto a mim, é uma das melhores dicas. Num copo de água morna, juntar uma colher de sopa de sal grosso. De seguida, fazer sucessivos bochechos, depois de todas as refeições e em especial, antes de deitar.

Adormecer as dores: Bochechar a boca com um pouco de uísque irá adormecer a dor nos dentes. Bochechar durante algum tempo e no final da operação, deitar fora o bochecho.

Massajar a zona dorida e passar gelo: Fazer uma pequena massagem na zona dorida faz passar a dor de dentes na maior parte dos casos.
Pegue num cubo de gelo e faça-o deslizar sobre a zona do dentes, durante 4 ou 5 minutos.

Não usar o dente para mastigar: Evitar usar o dente dorido para comer, é algo a ter em conta.
Aplicar óleo de cravinho: Este antigo remédio pode fornecer um rápido alívio na dor de dentes. Colocar uma gota sobre o dente que tem dor, ou então colocar um pouco deste óleo sobre uma cotonete e fazer passar sobre o dente. O óleo de cravinho é vendido em qualquer farmácia.

Tentar não abrir a boca: Se sentir que o ar frio agrava a dor de dentes, tente manter a boca fechada.

Tomar aspirina ajuda na dor de dentes: Tomar um comprimido de 4 em 4 horas ou de 6 em 6 horas, conforme a gravidade da dor. NUNCA colocar a aspirina sobre o dente, como algumas pessoas poderão aconselhar, já que esta poderá provocar uma queimadura por aspirina.

Manter a parte de fora da boca fresca: Além dos bochechos que poderá fazer com água morna, na parte de fora da boca aconselha-se que esteja o mais fresca possível. Colocar gelo enrolado num pano, sobre a parte de fora da boca, na zona da dor nos dentes, pode causar alívio imediato.

OBS.: Se sente dor no dente, apenas quando faz aproximar calor ou frio junto do mesmo, trata-se de um problema de sensibilidade. Isto sucede quando a dentina fica exposta sob o esmalte do dente, normalmente na orla da gengiva. Este problema pode ser causado pela idade, por cirurgias recentes, por escovar os dentes com demasiada pressão ou até por pastas dentífricas de pouca qualidade.
  • Recomenda-se o uso de pastas de dentes indicadas para a sensibilidade dentária, como a Sensodyne por exemplo.
  • A escova de dentes deve ser macia e é imprescindível o uso de fio dentário para a limpeza regular entre os dentes.
  • Consultar de 6 em 6 ou no máximo de 12 em 12 meses um médico dentista.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Energia da Sua Casa para Cada Signo.



       Para o Feng Shui além da harmonização da energia dos ambientes o Alto Astral de uma residência e seus moradores é fundamental.
          Este Alto Astral pode ser obtido de muitas formas: pintura e cores especiais, quadros e gravuras, tipo de móvel e distribuição, seu toque e bom gosto em decorar.
          Será que todos têm o mesmo gosto ou forma de decorar uma casa para trazer Alto Astral? Com certeza não. Eu conheço pelo menos 12 formas diferentes de harmonizar e decorar uma casa. Falo das características dos 12 Signos.
          Lembre-se que o objetivo aqui é equilibrar, acrescentando elementos que faltam, para produzir em sua vida as melhores condições para que possa se renovar, preparando seu potencial individual para dar conta de todos os desafios do mundo.
          Veja abaixo os gostos e detalhes de cada sigo para ter mais Alto Astra.

Áries
21 de março – 20 de abril


          Áries é o primeiro signo de elemento Fogo. Sua casa sempre será movimentada, alegre e quente. Irá predominar cores vibrantes e quentes como amarelo, vermelho e laranja. A casa ideal para Áries e aquela que tem muita iluminação natural e artificial e, ambientes amplos, alegres e confortáveis. Áries a cada dia pensa em mudar algum móvel de lugar e a pintura da casa
          A casa é o “descanso do guerreiro” deste signo tão batalhador, impulsivo e cheio de vida. A casa precisa ser o espaço de quietude, confortável, despojada.
          O ideal é que a habitação seja uma casa -e não um apartamento- com possibilidade de um ponto de água na parte dos fundos, cuidando-se para que não se torne um local de água parada, e que acumule sujeira, é claro.
          É bom que Áries veja, ao entrar em sua “toca”, um objeto de valor afetivo de origem familiar, e que um vaso com flores (miúdas e em tons suaves) esteja também ao alcance de seu primeiro olhar.
          A cozinha deve ser bem iluminada e contar com uma despensa farta, que “encha o olhar”. O mínimo de formalidade deve imperar na decoração.
          A iluminação se apóia em diversos pontos de luz indiretos, espalhados nos locais em que Áries mais frequenta. Luminárias antigas são preferenciais às atuais. A iluminação pode ser mais forte no local onde Áries faz as refeições.
          Madeira e argila são os materiais mais indicados na decoração. O quarto de dormir deve ser o mais silencioso possível, com o mínimo de interferência eletromagnética; caso seja impossível, a sugestão é que eles se situem fora do raio do diâmetro da cabeça, o ponto vulnerável do Áries.
          As melhores cores são as neutras, os tons pálidos e claros do verde e do azul, as nuances “lavadas” do rosa envelhecido, pêssego e salmão.
          Dica: reservar um espaço da casa para que Áries possa guardar diversos objetos cujo valor e interesse apenas ele conhece; adotar um animalzinho de estimação; um fogão bonito e brilhante.
          Evitar: espaços atulhados que dificultem os movimentos; louça de mesa ultramoderna, de cor vibrante; claridade ofuscante no quarto de dormir e ruídos estridentes (de música ou pessoas) dentro na casa.




Touro
21 de abril – 20 de maio


          O elemento Terra, associado ao planeta Vênus, faz da casa de com taurino tenha um lar do lar da família. Nesta casa facilmente iremos encontrar fotos dos parentes, filhos e amigos. Gosta de tons escuros e terrosos. Abusa do vermelho. Muitas flores e plantas ira predominar pelos ambientes e jardins. Gosta de moveis espaçosos, práticos e confortáveis, de madeira, com estofados de tons terra ou verdes ou floridos.
          Para o taurino, a casa ideal precisa ilustrar suas conquistas, mas, ao mesmo tempo, ser um verdadeiro “ninho de amor”.
          Seja um apartamento ou uma casa bastante ampla, signos de seu sucesso afetivo e de sua criatividade são verdadeiras fontes de equilíbrio pessoal.
          A entrada da casa e a sala de estar, ou o local que desempenha a função de receber as pessoas, aglutinando-as em torno de um tema de interesse familiar, é fator importante. O Touro deve ter, nesse espaço, um lugar especial: um assento mais amplo. Ali, um vaso de flores vermelhas atrai o olhar do Touro e faz vibrar seu coração.
          Os objetos de arte podem completar o quadro, assim como elementos de decoração que incluam maior vibração. Aliás, os metais (dourados e acobreados) têm papel importante na casa de Touro. Eles fazem o contraponto que dinamiza sua criatividade.
          Nesse local de reunião familiar ou com amigos, é bom que estejam à mão alguns jogos, que ajudem Touro a imaginar, criar.
          O quarto merece uma ventilação adequada, de preferência sem ar-condicionado, com temperatura confortável e alguns pontos coloridos com objetos de toque macio. Um espaço reservado ao artesanato é ótima pedida!
          A decoração pode ser clara, com objetos de uso multifuncional, com a presença de vidros coloridos. Cores quentes, alegres e algum toque de informalidade. A iluminação de todos os aposentos precisa ser viva, sem agredir.
          Dica: parede com fotos bem emolduradas de filhos, sobrinhos ou netos; maçanetas de metal dourado, som ambiente clássico; espaço reservado para cultivo de flores; local para exibir troféus e prêmios.
          Evitar: ambientes gelados, correntes de vento, escuridão e tons opressivos; materiais ásperos; silêncio excessivo e quarto de dormir sem privacidade.




Gêmeos
21 de maio – 20 de junho




          Às vezes temos a impressão de estamos em uma casa onde moram duas ou mais pessoas bem diferentes, pois gêmeos tem a característica de misturar estilos e tendências. É um Signo muito “genioso” e de idéias imprevisíveis. Logo, podemos nos deparar na sua casa com a ultima tecnologia em som, ao lado da cristaleira ou cadeira de balanço de sua avó. Seus ambientes em geral são amplos, claros e espaçosos. Gosta de tons brancos e pasteis.
         Quando entra em sua toca, é bom que Gêmeos já faça logo o seu “fio-terra”, pisando no chão. Logo ao entrar, além de poder tirar o calçado e sentir o toque do chão -de preferência madeira e nas cores da terra- a sugestão é dada com um vaso de argila, porcelana ou cerâmica, elegante, bem acabado, em tons quentes, onde flores e folhas naturais, de formas bem desenhadas, lhe dão as boas vindas.
          A decoração deve ser baseada inteiramente nos elementos naturais, com formas leves, de cores sóbrias, mas alegres, também nos tons dos frutos e flores.
Imprescindível garantir o potencial de variação na decoração. Móveis, objetos, quadros, rouparia, tudo deve ter a qualidade de fácil transporte e locomoção, pois Gêmeos necessita experimentar paisagens internas que sempre variam.
           É ali, ao mudar de lugar os móveis, que ele irá descobrir equilíbrio para exercitar sua versatilidade no mundo lá fora. O fator dinâmico é dado também pelos elementos naturais, que devem estar presentes por toda a casa.
          A decoração deve permitir o máximo de utilização dos objetos e dos móveis, mas garantir a ordem da casa. A constância na vida de Gêmeos pode ser aprimorada e cultivada em um ambiente íntimo organizado, onde tudo tem sua utilidade expressa.
          Dica: caixa de ferramentas para uso doméstico deve estar sempre à mão; cozinha bem equipada com utensílios e alguns livros de culinária; objeto dourado no quarto de dormir e pequeno canto para cultivo de ervas medicinais.
          Evitar: movelaria e decoração pesadas e soturnas; abundância de vidros, metais e mármores; umidade, ar parado; habitações em declive e ambientes bagunçados.




Câncer
21 de junho – 22 de julho

          Outro signo de família. Por isto que sua casa é montada para receber amigos e familiares. Câncer é uma “grande mãe” que se preocupa com o conforto e bem estar do próximo. Sua sala será mobiliada para receber o Maximo de pessoas possíveis. Sua mesa de jantar será a maior que encontrar. Sua cozinha será uma extensão do Hipermercado de tantos mantimentos que terá para alimentar os seus entes queridos. Usa vários tipos de cores dos berrantes aos claros.
          O signo da própria intimidade e da emoção necessita equilibrar-se com elementos que dinamizem seu psiquismo em busca de uma abordagem mais objetiva da própria vida.
          Assim, Câncer precisa encontrar, em seu lar, alguns elementos que favoreçam o assentamento desse atributo. Ao entrar em casa, é bom que Câncer vislumbre um objeto leve, como uma escultura de vidro transparente, que pontue a importância da convivência em sociedade.
          Um bom exercício para Câncer é ambientar-se em uma moradia de decoração mais geométrica, em que objetos e móveis possam servir de amparo visual e tátil.
          A casa deve ser o local onde Câncer recebe amigos, oferece festas e recepções. O local adequado para isso deve ser amplo, bem iluminado, onde objetos de arte emolduram a harmonia das diferenças, normais entre as pessoas.
          O uso de transparências em vidros, granito, mármore, paredes claras, móveis em disposição simétrica, que convidem à discussão e ao acordo, são ideais.
          A comunicação com o mundo exterior deve ser perfeita, com pontos de telefonia, campainhas e visores em destaque. Música ambiente é importante, de preferência a clássica.
         Ambientes arejados, uso de móbiles e decoração que tome partido do ar e do vento são pontos que se deve sublinhar. A sugestão de cores vai para os tons de azul, menos o marinho.
          O local onde Câncer dorme também deveria incluir elementos de decoração em pedra, mármore, vidro, e a rouparia mais indicada nas cores frias em tons claros, com música ambiente.
           O destaque vai para imagem de relacionamentos felizes, em forma de quadros ou fotografias.
           Dica: deixar à mão uma sacola com material de lazer de sua preferência; ótimo aparelho de som com CDs e fitas de qualidade; iluminação em arandelas semitransparentes; telefone colorido e leve.
          Evitar: locais abafados, janelas e portas estreitas e escuras; mau cheiro no ambiente; moradia muito próxima de descampados ou de zonas úmidas demais, com ausência de flores, passarinhos e plantas.

Leão
22 de julho – 22 de agosto


          Quatro palavras descrevem a casa do leonino: Luz, Cor, Brilho e Ação. Sua foto, quadros que pinta e prêmios que ganhou, estara em destaque pela casa. O elemento Fogo, associado ao planeta Sol, fará que sua casa seja sempre quente, iluminada e espaçosa. Adora cores claras, mesclada com dourado, amarelo, vermelho e laranja. Cada cômodo terá um espelho. A decoração seguira sempre a ultima tendência do mercado. Seus moveis serão os mais caros e os maiores que puder encontrar. 
          O verdadeiro “lugar de poder” do leonino é seu lar, que deveria ser a toca onde ele se esconde, se transforma, aprende a entender-se melhor, palco de suas paixões e ponto privilegiado de observação do mundo.
          Limpeza orgânica -física, energética, psíquica- é um passo importante nessa direção, para aprender a mudar, a encontrar o que é essencial para si, alimentando-se disso e entrando em contato com suas emoções.
          A sugestão de casa ideal para o leonino é que ele habite um local em que poucos e privilegiados tenham acesso. Portanto, uma habitação exposta demais não preenche o requisito. Mesmo se for uma mansão, é bom que ela tenha proteção contra olhares estranhos e desconhecidos.
          O Leão precisa sentir que está protegido o bastante para, eventualmente, mostrar-se mais inseguro, frágil, o que tem a função de o ajudar a encarar a sua própria precariedade humana, tornando-o mais humano e menos intolerante com o próximo.
          O lar necessita ser um espaço onde apenas cabem os elementos essenciais de sua vida. Um ambiente “clean”, com poucos móveis e objetos, e muito espaço, iluminado com cores aconchegantes, cai bem.
          Um canto para o altar ou a meditação são importantes, assim como um outro nicho, onde o Leão possa amar e compartilhar as descobertas do sexo. O primeiro pode conter também um tapete vinho ou vermelho profundo, enquanto o segundo abrigaria objetos de arte erótica de diversos países. A iluminação das velas pode estar presente em alguns momentos.
          O banheiro do Leão é ponto de sustentação na casa. Tudo precisa estar em perfeita ordem!Encanamentos, água quente e espaço.
          Na decoração, os móveis precisariam dar a sensação de solidez e essencialidade; nada de móveis rebuscados, mil objetos preenchendo o espaço.
          No quarto de dormir, um pequeno objeto de arte em metal dourado, que pode ser visto pela manhã ao acordar, é boa opção. Os materiais devem ser a madeira, com elementos de vegetação, seixos e se possível um canto com água corrente.
          Dica: flores de cor intensa na sala de estar, representações humanas em esculturas, apetrechos de banho à mão no banheiro; aromatizadores para ralos, sanitários e incensos de aroma suave e sensual.
           Evitar: áreas úmidas e muito escuras; cheiro de comida pela casa; proximidade com cozinha; quarto muito devassado com janelas ou portas; ruídos estridentes no ambiente; animais em cativeiro; fotografias de pessoas falecidas na sala ou no quarto.

Virgem
23 de agosto – 22 de setembro


           Você já imaginou uma casa pratica funcional, discreta, conservadora, organizada onde prevaleça harmonia, silencio e tranquilidade. Se não, é só visitar a casa de uma virginiana. O elemento terra fará com que virgem mantenha a decoração e detalhes da casa do mesmo jeito por muitos anos. Cores terrosas e escuras iram predominar em combinação com o branco. Se mudar algo, provavelmente será a pintura de um cômodo ou algum quadro de lugar. Dara muita atenção a cozinha, a sala e ao quarto, locais aonde se sente segura. Terá sempre um hobby, como por exemplo, plantar flores.
          O que Virgem entende como uma casa ideal, que possa realmente harmonizar seu temperamento, são as ambientações mais simples e fáceis de se arranjar. Ao contrário do que rezam os manuais, o que menos Virgem precisa é de disciplina rígida, organização de detalhes e horários. Isso só intensificaria algumas de suas qualidades, contribuindo para que outras se desequilibrem.
            Virgem deveria habitar um local alto, de onde possa, através da janela, observar as ruas, o horizonte. Assim, um apartamento de janela ampla, com porta de entrada também ampla, onde o tom da natureza esteja logo presente, na forma de uma imagem e de uma planta robusta e vibrante, é a melhor opção.
          Os tons de verde, com pontos em vermelho profundo e carmim, são elementos imprescindíveis na decoração, com móveis simples, rústicos.
Importante é que Virgem tenha um local onde possa se exercitar, estendendo os músculos, ou instruir-se. Um local espaçoso, onde aparelhos de ginástica convivam em desalinho com uma pequena biblioteca, com suportes adequados para o descanso e uma janela que aponte árvores, seria o ideal.
          A cozinha deve ser um ponto mais cuidadoso, com elementos simples, mas confortáveis. Iluminação clara, boa ventilação e aparelhos que garantam a comunicação com o mundo exterior são imprescindíveis.
          No quarto dde dormir, a paisagem ampla de um horizonte instiga o espírito de Virgem, assim como o toque da madeira, os tons de verde e os materiais crus.
          Dica: uma pequena lareira ou forno a lenha; clarabóia ampla; jardim com pequenos animais soltos, velas acesas em um altar de culto, objetos de arte de países longínquos, jogos de estratégia à mão.
          Evitar: ambientes pequenos, atulhados de objetos; portas, gavetas e janelas emperradas; iluminação artificial em profusão; ar-condicionado no quarto; aparelhos de jantar rebuscados e muito delicados.

Libra
23 de setembro – 22 de outubro
         

          Esta casa sempre será florida, cheia de quadros, perfumada e muita cor. As cores que deveram predominar são as de tons pastel e cítricos, com destaque cores fortes como vermelho e laranja. E um signo que gosta de combinar estilos, mas de uma forma equilibrada e discreta. Sua casa será montada para receber os amigos e familiares, pois adora estar com elas.
          A dinâmica “balança mas não cai” de Libra pode encontrar um equilíbrio maior se o seu canto, a sua casa, tiver alguns elementos estratégicos. Ao invés de acentuar ainda mais a necessidade de estar acompanhado, intensificando a socialização e os atributos mentais, que tem de sobra, Libra precisa reencontrar seus limites e recuperar uma sensação quase física de individualidade.
           Estar na solidão pode amedrontar um pouco essa alma de borboleta, mas algumas horas passadas em um local que estimule a confiança básica são essenciais para este signo tão sensível. Ao invés da horizontalidade dos relacionamentos, a verticalidade do próprio eu.
          Uma habitação ascendente, no alto, ou um andar mais alto do prédio, em que da janela se possa observar, com distanciamento, a vida diária. Ao contrário do burburinho e da agitação, o silêncio reparador, confortante.
         A casa, para Libra, deveria ser o local onde ela reflete sobre o que construiu em suas andanças no mundo. Seu lar precisa ser o retrato de suas realizações, do que já fez no mundo lá fora e do que ainda deseja realizar.
          O local onde recebe os que chegam deve ser o retrato de seu esforço de construção no mundo. Com seu natural talento artístico, Libra terá os objetos que significam esse status adquirido.
           Uma parede com seus objetos de arte, ou com seus diplomas e fotos de reconhecimento social por seu talento, são bem vindas. Movelaria sóbria, que se alterna com a madeira e os tons sóbrios dos tapetes aconchegantes de desenhos ascendentes, ascéticos. Esculturas em pedra na mesa retangular, onde está disposto o aparelho de jantar impecável.
          Um serviço bem feito, elegante e correto na mesa, é elemento importante. Um pequeno local de reflexão, meditação ou trabalho, também em cores sóbrias, mas que iluminem o ambiente, que deve ser simples, despido de adereços extra, mas que inspirem a força de sua personalidade.
          Os materiais mais indicados são os estáveis, a presença de plantas altas, com folhagens longas e ascendentes. As cores podem variar do bege claro ao terra escuro, com exceção das paredes, que pode receber texturas.
          No quarto de dormir, alguns elementos de cor azul na forma de decoração acalmam e vibram na frequência adequada ao seu espírito. Um colchão confortável para a coluna vertebral e assoalho agradável ao toque (tapete de fibra natural).
          Dica: plantas que atraiam passarinhos, em uma pequena varanda para tomar sol; maca para massagem de equilíbrio corporal; pedras naturais no banheiro; antiguidade pequena na entrada de casa.
         Evitar: locais escuros, frios, correntes de ar; mármore ou granito negro na dependência íntima e gritaria no local onde faz as refeições.

Escorpião
23 de outubro – 21 de novembro


          Que tal ambiente ou a casa toda decorada com estilo oriental ou exótico? Esta casa com certeza de uma escorpiana apaixonada. O elemento água faz com que o lar de uma escorpiana seja sempre romântica, misteriosa e apaixonante. As cores da paixão – vermelho e do mistério – tons escuros, estará sempre presentes Só deveremos tomar cuidado para não exagerar nestas cores para não teremos uma casa muito carregada e escura.
          Depois que Escorpião agiu seguindo seu poderoso instinto e seus ditames interiores, tem de voltar para casa e refletir, com o maior distanciamento possível, em suas obras. Mas se seu lar é apenas um reflexo de sua tórrida e apaixonada natureza, como fazer o contraponto para equilibrar?
          É por isso que a casa do Escorpião precisa ser tão clara quanto pode ser a objetividade, a perspectiva histórica dos atos. Para equilibrar sua tendência natural ao apego, é bom optar pelo despojamento e transformação.
          Ao invés da repetição, o elemento dinamizador: reflexões desapaixonadas, tranquilidade de espírito, abertura ao desconhecido e exercício de compartilhar a administração no mundo. Espaço, clareza, metais, vidros, cores claras e simetrias nos móveis são os fatores que podem auxiliar nessa tarefa.
          O Escorpião deve adentrar um espaço claro, com portas e janelas bem ventiladas, em uma casa bem ensolarada e iluminada, em que as ondulações de sua própria natureza encontrem respaldo na segurança e firmeza do que já foi e o que ainda será. Futuro e passado se unem nessa casa aerodinâmica, aberta aos jovens, que podem acampar em qualquer canto da moradia, a qualquer hora.
          Aparelhos eletroeletrônicos servem para facilitar a vida do Escorpião, principalmente na cozinha.
          Com o espaço aberto, o Escorpião ousará inventar alguns móveis. Ele aprende a transformar, usando a cabeça e não apenas o instinto. O vizinho precisa ser compreensivo, quando o Escorpião quiser lavar roupa de madrugada em sua lavadora nova e moderna. Assim é que ele rompe e transgride padrões viciados.
          Uma parede precisa ser deixada em branco: recados, fotos, frases que inspiram serão alternadas de acordo com o calendário. As fotos dos filhos, se os tiver, merecem destaque.
          No quarto de dormir vem os tons azulados, paredes em material natural, preferíveis ao excesso de alvenaria.
          Dica: janela ampla em um quarto bem iluminado; um local para som e imagem ultramodernos; um aparador para objetos de arte antigos; tijolo de vidro, plantas iluminadas, mesas de centro com vidro, areia e objetos que ajudem a refletir.
          Evitar: chão de pedra ou cimento; banheiro pequeno demais; esgotos e encanamento de água entupidos ou com problemas; ar parado, ambiente abafado; objetos de metal brilhante no quarto de dormir.

Sagitário
22 de novembro – 21 de dezembro


          Por ser do signo de fogo, a casa da Sagitariana deve ser ampla, iluminada, alegre, dinâmica e bonita, muito bonita. Sagitário tem muito bom gosto para decorar e mobiliar seu lar. È uma casa muito “falante” e alegre. Pessoas sempre conversando e rindo. Tv ligada. Musica pelos ambientes. Cores quentes, alegres e claras se misturam. È assim que a sagitariana gosta de sua casa e se sente bem. Adora mexer e trocar os moveis e a decoração de lugar.
          O aventureiro e corajoso Sagitário precisa encontrar suas raízes e sua calma, depois de lutar nas batalhas pelo certo e pelo errado que travou durante seu caminhar pelo mundo lá fora.
          Precisa lembrar que ele é feito de sentimentos e emoções também, e quando entra em contato com aquela sua parte um pouco indistinta, vaga, embora envergonhado de sua fraqueza, acaba se alimentando, ao se reconectar com as águas de sua emoção. E, para suavizar seus julgamentos muito ríspidos, nada melhor do que uma casa que possa facilitar essa tarefa.
          Mas ele precisa estar só neste momento, para abrir a guarda. Uma habitação que contenha, na entrada, elementos de apelo afetivo são importantes. Um curso de água seria ideal, em local apropriado, é claro!
          A música deve estar presente, acalmando seu espírito vibrante. Para escutar suas razões de ser, Sagitário necessita de paz, aconchego, tranquilidade e um ambiente de sonho. A espiritualidade deve estar presente, na imagem de uma divindade feminina que evoque seu lado reflexivo.
           A moradia pode contar com um local adequado para a dança, a música, o contato com natureza em sua forma mais delicada. Flores suaves servem de adorno nesse ambiente.
          O quarto de dormir adquire muita importância: amplo, espaçoso, silencioso e decorado em tons de verde e azul, com imagens inspiradoras e música suave. Uma iluminação indireta e aconchegante é preferível. A ordem deve obedecer aos ditames do coração, mais do que à funcionalidade. O resultado pode ser esteticamente belo! Aquários e vasos de vidro transparente, aromas naturais e discretos podem estar presentes. É bom evitar o excesso de cores vibrantes no quarto de dormir ou na sala de estar, assim como as formas geométricas agudas.
          Dica: piso agradável no quarto de dormir; rouparia azul e verde ou com flores azuladas; banheira com hidromassagem ou ducha para chuveiro.

Capricórnio
22 de dezembro – 20 de janeiro


          Que morar numa casa para sempre? Uma casa indestrutível e segura? Esta casa e do signo de Capricórnio, cujo elemento e terra. Os móveis, tecidos, decoração e utensílios, alem de serem bonitos, devem durar para sempre, pois capricórnio não é muito chegado a mudanças constantes, sem contar que são um pouco controlados nos gastos. Outra casa funcional, organizada e pratica. Por ser conservador sua casa terá cores monocromáticas e claras. Se ousar, será numa parede vinho ou verde musgo.
          Um pouco de paixão, instinto e vitalidade, ingredientes essenciais para esquentar o corpo e o espírito do Capricórnio são bem vindos. Para fazer o papel de elemento dinamizador, cores vitais, um pouco dramáticas, são indicadas.
          Logo na entrada de seu lar, é bom que o Capricórnio se anime com um pouco de vibração, e para isso vale um polpudo ramo de flores vermelhas, a presença do calor ambiente, a casa bem iluminada e a presença de objetos de cores quentes, de uma decoração simples, mas confortável, onde se alternam elementos de sua individualidade, de momentos em que ele vibrou com a vida.
          O teto mais claro que as paredes garantem a sensação de amplidão. Nele é possível pendurar móbiles que se agitam com a brisa que entra pelas janelas. Nada nessa casa merece ser escuro, pequeno, retraído, comprido.
          As melhores opções são as amplas visões, um pouco de desalinho até vai bem, embora na sala de jantar tudo tenha de ser organizado, limpo e correto.
          A cozinha pode ser mais aconchegante, com iluminação e cores quentes, um belo fogão funcionando muito bem, ao lado de um forno para que o capricórnio exercite sua sensorialidade fazendo pratos especiais para seus convidados não menos especiais.
          No quarto de dormir, vale um pouco de cor; não o bastante para impedir um sono tranquilo, mas o suficiente para imprimir ânimo, humor e coragem nesse espírito desconcertado pelas mesquinharias humanas.
          Outros elementos que caem bem na decoração do quarto são: as janelas amplas, com cortinas claras, leves e coloridas. Outros fatores dinamizadores são as portas, que podem ser pintadas de cores também quentes, ou deixadas na cor natural da madeira (que devem se abrir com facilidade e totalmente).
          Dica: uma área para pequenos consertos e reparos domésticos, onde se alinham os apetrechos de conserto; uma garagem iluminada, uma pequena lareira na sala de estar, aparelho de jantar em metal prateado pesado e pratos de servir de cerâmica.
          Evitar: forros e tetos com problemas, goteiras (principalmente nas áreas íntimas); ambiente frio, corrente de vento gelado; portas sem aparador de entrada; silêncio em excesso; cores frias e objetos de pedra, especialmente em tons muito escuros.

Aquário
21 de janeiro – 19 de fevereiro


          A casa do aquariano é funcionalos ambientes quase sem mobília e decorado, dando a impressão que ninguém mora ai. Isto ocorre por que o aquariano é muito descolado e não se liga muito em Ter muitos objetos e moveis. Conforto, tecnologia e pracitidade, aliadas a idéia de ambientes amplos – liberdade e muita luz – liberdade, é a casa ideal para a aquariana. Gosta muito de tecnologia, se bem que esta sempre brigando com os teclados do computador ou do mix. Gosta de mistura de cores exóticas e neutras.
          Quando Aquário volta para casa ele precisa voltar para a terra, para o domínio do que é concreto em sua vida, que possui limites definidos, para que a presença das formas possa sugerir ao seu espírito as maneiras adequadas para inventar e ousar novas saídas.
          Nesse processo é importante que ele possa contar com atributos da concentração, que ajudam a fixar a mente em algo e ao mesmo tempo se apresente agradavelmente aos seus sentidos, para que se sinta atraído a criar e realizar no mundo.
          Para tanto, a casa pode ser um local que o instigue, assim como permita o descanso, pois aí sentirá que existe uma base em que pode confiar.
          A casa de Aquário, para isso, precisa conter elementos que sugiram essas qualidades. Os tons de terra, a cerâmica, as plantas verdes que aludem à natureza, os objetos de toque agradável, as formas arredondadas e circulares, os móveis sólidos de cor natural, as paredes em cores quentes e tons caros, tudo isso ajuda o Aquário a fazer um contraponto.
          A sala de almoço, a cozinha e a entrada da casa deveriam ser mais caprichadas, recebendo um tratamento especial. Mesas rústicas, bancadas em madeira natural, flores e cores quentes se alinham bem com cadeiras confortáveis, objetos de mesa atraentes e uma boa despensa bem abastecida e clara, são elementos de assentamento pessoal. A cozinha se torna um laboratório onde os sonhos e idéias se alquimizam em algo concreto que pode ser oferecido aos amigos e parentes. O uso social de seus inventos é fundamental para o Aquário.
          A aromaterapia pode fazer maravilhas pelo sono do Aquário.
          Dicas: área com ervas plantadas na cozinha, objetos de cerâmica no quarto de dormir, o mínimo de tecidos sintéticos e de aparelhos eletromagnéticos; flores frescas e naturais em tons de rosa na área de entrada, prateleira com especiarias e temperos.
         Evitar: uso de texturas frias e metalizadas no quarto, tons de azul e cores escuras nas paredes; barulho excessivo de máquinas próximo do quarto de dormir; ar parado e escuridão.

Peixes
20 de fevereiro – 20 de março


          Você procura uma casa que te lembre o paraíso, com um ar de tranquilidade, aconchego e quietude? È só visitar a casa de uma pisciana. Sua decoração discreta, equilibrada, e sem grandes surpresas. Cores que usam são sóbrias e claras. Isto ocorre porque Peixes têm a característica de ser muito reservado e emotivo, não chegado em estilos ousados e exóticos. Mas, adoram lembrancinhas, quadrinhos e bibelôs pela casa. Por ser muito emocional, aconselho que sua casa seja arejada, ilumina e alegre. Nada de decoração muito escura e pesada.
          O que mais o misterioso Peixes precisa, para sentir que está a altura do que deseja realizar? A segurança de, ao saciar sua curiosidade sobre o mundo, poder trocar informações com outras pessoas, vencendo uma certa tendência ao mutismo habitual e tentando a comunicação em uma base mais prática e racional.
          E é isso mesmo que sua casa ideal poderá fornecer: o sustentáculo para que Peixes se sinta dinamizado por um ambiente descompromissado, em que possa vivenciar sua versatilidade oculta com mais coragem.
          Assim, a casa de Peixes tem de estar pronta para mudar; a variação é um ponto alto que deve ser liberado e facilitado. Não apenas a casa pode mudar de lugar físico muitas vezes, como também deve estar esquematizada de modo a facilitar essa abertura.
          O ideal é que Peixes more próximo do burburinho da rua e não em um local ermo, distante, de difícil acesso, descampado e solitário. O lugar não precisa ser barulhento.
           Móveis e objetos devem ser leves, multifuncionais. Cabem aqui o design arrojado, as composições inusitadas que fazem pensar e despertam a curiosidade, os arranjos florais exóticos, as cores suaves, em tons mais frios, que equilibram o excesso de subjetividade.
          O melhor canto da casa de Peixes deve ser, além do quarto de dormir, a varanda, o quintalzinho ou jardim de inverno. Muito importante na casa de Peixes é garantir a perfeita circulação do ar entre janelas e portas bem desenhadas, de cores frias, ou em metal, que deslizem com o toque.
          Cortinas pesadas ou ambientes escuros e abafados se tornam altamente indesejáveis! Outro fator importante é o uso do metal e do vidro, alternados com cores pigmentadas, de estampas geométricas pequenas.
          Flores e velas iluminam alguns pontos, mas o clima geral precisa se manter leve, versátil. Um carrinho de chá ágil e pronto para qualquer momento é bem-vindo. Um local de destaque para o som, os livros e as fotografias.
          Na sala de convivência, telefones e janelas em ótimo estado garantem a comunicação com o mundo.
          Dicas: álbum de lembranças , diário ou fotografias ao alcance da mão, feito com esmero; agenda grande ou quadro de aviso na área de circulação diária; plantas e flores que atraem passarinhos perto das janelas; um telefone moderno, fios prateados nas luminárias, pratos e copos de material sintético ou vidro; fotos ou cartões postais alinhados em uma parede.
           Evitar: ambientes com clima de estufa (silenciosos, quentes, úmidos, escuros e abafados); plantas que caem para o chão, em movimento descendente, ou plantas secas; espelhos virados para frente da cama em que dorme; paisagens soturnas e tristes no quarto; chão gelado e ausência de tapetes.


Pesquisado no site:
http://almaserena.com.br/site/a-energia-da-casa-de-cada-signo/
e em revistas bons fluídos